Homenagem a Eugénio de Andrade

 

I

Com a simplicidade do Eugénio, 
Quero rimar palavras de ternura, 
Descrever a beleza do mundo, 
Numa poesia que a alma acalenta.


No céu, as estrelas cintilantes, 
São como diamantes a brilhar, 
E a lua, redonda e luminosa,
Inspira-me a sonhar.

As árvores, com seus ramos verdes, 
Dançam ao vento num balé suave, 
E o perfume das flores no ar,
É como uma carícia que nos invade.

Nas águas cristalinas do rio,
Reflete-se a luz do sol, 
E as pedras, com suas formas curiosas, 
Contam histórias de amor e de dor.

Oh, Eugénio de Andrade, 
Que tão bem soube expressar, 
A poesia da simplicidade, 
E o encanto da vida no ar.

Que o meu poema possa ser,
Uma homenagem ao teu legado, 
E que a beleza que em ti encontrei, 
Em mim também seja encontrada.


II

Entre o sol que brilha e a brisa que sopra, 
No meio do dia que se alonga, 
Deixo-me embalar pela harmonia que brota, 
Da natureza que me rodeia e me convida.

Olho para as flores que desabrocham, 
E sinto a paz que nelas se abriga, 
Escuto os pássaros que gorjeiam, 
E a melodia que neles habita.

É assim, sem esforço ou pressa, 
Que me entrego a este momento, 
Como se nada mais importasse, 
A não ser a magia que o tempo me concede.

Tudo se aquieta e se serena,
 
E eu mergulho neste mar de sensações, 
Que me inundam de uma doce euforia, 
E me levam a viver sem hesitações.

Ah, Eugénio de Andrade, poeta sublime, 
Que nos ensinaste a valorizar o simples, 
Que os teus versos possam inspirar, 
A beleza que se esconde em cada instante.


III


Deixa-me olhar-te nos olhos,
Com a doçura de quem ama,
E sentir a tua alma pura,
Na suave brisa que me chama.

Deixa-me beber-te os lábios,
Com a ternura de uma flor,
E sentir o teu coração bater,
Numa melodia de amor.

Deixa-me envolver-te nos braços,
Com a força de uma paixão,
E sentir-te como um raio de sol,
Que aquece o meu coração.

E assim, juntos, num abraço,
Seremos um só ser,
E viveremos a vida com alegria,
Como quem sabe amar e viver.

Oh, Eugénio de Andrade,
Que tão bem soube expressar,
A poesia do amor verdadeiro,
E a beleza que em nós pode habitar.

Que o meu poema possa ser,
Uma homenagem à tua arte,
E que o amor que em ti encontrei,
Em mim também possa brotar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário