valter hugo mãe (i)


o desgoverno dos sonhos
ao luís miguel nava




já não te aguardo,
adio-me


sobre o veludo da tua
morte o atrito do
corpo é a dolente barca onde
o dia quase não passa, pelo mar dentro
o céu a estalar


se à morte tudo sobeja,
sobejo de sentir o outono


o livro oblitera as
palavras e silencia-me.
deitar-me-ei, o sol a pesar o
meu corpo e tu, todo o
tamanho do mundo, calado, morto,
vasta extensão
que aprenderei a percorrer


existe uma arritmia ténue
no coração de quem perdeu
o amor de outrem, um coração
ténue que se sobrepõe ao que
já se tem


eu deixei a luz em
dias como este, conheço o
olhar sem imagens dentro,
sei do frio quando lento
se caminha a rua, quando nada
difere do que a alma
sente, esse fim do
amor na respiração que
recua


e sei o porquê desta ansiedade ao
virar a página
ainda que ninguém seja passível de se
esconder entre as
folhas de um livro


a morte não me
assusta, hei-de voar-lhe
no céu da boca
assim que se prepare para
me engolir


e resgato os pássaros
enquanto as árvores
chilreiam e defino o vento pela
sua mecânica


critico-os, de que adianta ser pássaro
quando não se tira os olhos do chão


por isso persigo o pôr do sol,
janelas abertas, e
vacilo


lágrima, pavio de
água que acabo de
acender, arde, onde
por fim parto


já tu me esperas,
abrevias-me

valter hugo mãe por pat

contabilidade
poesia 1996-2010
valter hugo mãe
alfaguara
www.valterhugomae.com

2 comentários:

  1. Entre o para depois, e o que nem começa, o que se complementa.

    ResponderExcluir
  2. Sinto que, espera-se... Na angústia adiada, abrevia-se: morto em vida!

    ResponderExcluir